EDITAL – Nº 01/2018

CAPITULO I – APRESENTAÇÃO

O Instituto de Estudos Sustentáveis e Tecnológicos da Amazônia – AMAZONIATEC, por meio de sua Direção-Geral e Conselho Editorial, torna público o presente Edital, visando os procedimentos para submissão e seleção de produções científico-acadêmicas, relatórios técnicos, estudos de caso e resenhas com o objetivo de consolidar-se como uma publicação científica eletrônica semestral de referência e outros trabalhos que versem sobre variados temas de relevância nacional e internacional em razão do aniversário da AMAZONIATEC.

O prazo de chamada dos trabalhos para a primeira edição se dá no período de 02/01/20189 a 28/02/2019.

A revista é uma publicação semestral de produção cientifico-acadêmica da AMAZONIATEC, que é uma organização não governamental que tem por objetivo promover o desenvolvimento e propagação de tecnologias online e offline a fim de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico e tecnológico e, assim, transformar a realidade social e econômica da Amazônia de forma sustentável.

CAPITULO II – DOS OBJETIVOS

2.1 – A REVISTA AMAZONIATEC tem por objetivos:

– Divulgar a produção acadêmica e científica do Instituto de Estudos Sustentáveis e Tecnológicos da Amazônia – AMAZONIATEC, bem como as colaborações que forem enviadas por pesquisadores e profissionais de outras instituições;

– Criar fonte de comunicação de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito das linhas de pesquisa institucional de Instituições de Ensino Superior em consonância com a área de avaliação interdisciplinar, segundo os critérios da CAPES, possibilitando a integração entre a comunidade acadêmica e a busca de informações por meio eletrônico, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia da Região amazônica.

– Contribuir para o desenvolvimento da Região Amazônica, promovendo a divulgação de conhecimentos acadêmicos e científicos.

CAPITULO III – DAS INSCRIÇÕES

3.1 – As inscrições para a submissão e avaliação das produções científico-acadêmicas devem ser realizadas pelo site da AMAZONIATEC mediante preenchimento de formulário intitulado CADASTRO DO AUTOR disponível no link http://www.amazoniatec.com.br no período de 02/01/2019 a 28/02/2019.

3.2 – As orientações para o Autor encontram-se disponíveis no site da AMAZONIATEC por meio do link http://www.amazoniatec.com.br

3.3 – Os trabalhos devem ser remetidos ao Conselho Editorial da AMAZONIATEC e serão recebidos, preferencialmente, com o direito de publicá-los com exclusividade.

3.4 – Serão aceitos, no máximo, um trabalho por autoria ou coautoria para cada publicação.

3.5 – Os trabalhos devem ser remetidos no FORMATO (*.DOC) WORD ou programa semelhante para fins de facilitação da correção e formatação.

3.6 – Todas as produções científico-acadêmicas devem estar obrigatoriamente, formatadas conforme as normas de publicação estabelecidas pelo Conselho Editorial da AMAZONIATEC, disponíveis neste Edital e no site da AMAZONIATEC pelo link http://www.amazoniatec.com.br

3.7- Os trabalhos encaminhados devem ser homologados pelo Conselho Editorial da AMAZONIATEC.

3.8- O Instituto de Estudos Sustentáveis e Tecnológicos da Amazônia – AMAZONIATEC, por meio do Conselho Editorial, reserva-se o direito de selecionar os trabalhos a serem publicados, caso o número se mostre excessivo para a edição. Os trabalhos não publicados de imediato poderão ser publicados em edição posterior.

3.9 Cada texto submetido à avaliação deverá ser inédito e poderá contar, no máximo, com 4 (quatro) autores, sendo possível a inclusão de um orientador do trabalho.

CAPITULO IV – DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

4.1 – A AMAZONIATEC aceita para publicação textos acadêmicos e científicos inéditos até três anos após a conclusão de seus, respectivos, estudos nas seguintes modalidades:

– Artigo Científico;

– Relatório Técnico

– Estudos de Caso

– Resenhas

4.2 – Os artigos, relatórios, estudos de caso e resenhas apresentados devem seguir, necessariamente, a estrutura abaixo relacionada:

– Título: deve ser conciso, porém, informativo, justificado, com a primeira letra maiúscula;

– Autor(es): Nomes completos alinhados à direita, em fonte 12, enumerando no rodapé a titulação do(s) mesmos(s) e o endereço eletrônico para correspondência.

– Resumo: De 150 a 300 palavras devendo ser apresentado em português e em uma língua estrangeira moderna, digitados em espaço simples. Deverá conter os objetivos, a metodologia, teorias trabalhadas, os resultados encontrados e as conclusões. Não usar abreviaturas ou citações bibliográficas.

– Palavras-chave / Key words: deve ter de 3 a 5 palavras e ser colocadas abaixo do resumo, em português e na língua estrangeira utilizada.

– Introdução: deixar claros os propósitos da pesquisa, com informações que justifiquem o trabalho, relacionando com trabalhos prévios na área de pesquisa.

– Desenvolvimento (fundamentação teórica, métodos, resultados, discussões): descrever de maneira precisa as técnicas necessárias para entender e reproduzir o trabalho.

– Considerações Finais: síntese dos resultados encontrados com indicativos de novos estudos e reflexões pessoais sobre os achados da pesquisa.

– Referências: devem seguir as normas atualizadas da ABNT;

– Tabelas: numeradas em algarismos arábicos e dotadas de título descritivo conciso. Manter seu número ao mínimo necessário e lembrar que tabelas muito grandes são difíceis de serem lidas. Devem ser digitadas em espaço 1,5, sem linhas verticais e as unidades referidas no título de cada coluna. Todos os dados das tabelas, inclusive o título, devem ser em minúsculas, exceto as siglas.

– Ilustrações: de boa qualidade e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Os gráficos, quadros etc. devem ser referidos no texto como Figuras.

– Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor desejar destacar, deve ser digitado em itálico, evitando-se o uso do negrito.

4.3 – Os trabalhos deverão observar os seguintes parâmetros:

– Que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas, apresentação de citações em documentos, apresentação de originais, norma para datar, numeração progressiva das seções de um documento e resumos.

– Corpo do texto deverão seguir as normas das disposições gerais contidas neste edital, digitadas em papel tamanho A4, fonte Times New Roman tamanho 12 para o texto e 11 para citações longas e notas de rodapé. Espaçamento 1,5 com as margens: 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita).

– As menções aos autores devem ser citadas no texto (sistema de chamada autor-data NBR 10520/ABNT) e listadas no final (referências), em ordem alfabética, de acordo com as normas da NBR/ABNT 6023.

– A revisão ortográfica e gramatical do material apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) implicando em riscos de não aceitação do trabalho.

– Os artigos deverão conter no mínimo 15 (quinze) páginas e no máximo 20 (páginas), inclusas as referências.

4.4 – A submissão do texto implica na autorização pelo(s) autor(es) para publicação do mesmo na AMAZONIATEC: Soluções na Amazônia, sem qualquer custo para este periódico, nos termos da Lei nº 9.610/98. Nesse passo, não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos.

CAPITULO V – DA POLÍTICA EDITORIAL

5.1 – Serão aceitos textos acadêmicos produzidos com base em pesquisas desenvolvidas e/ou atualizadas nos últimos três anos.

5.2 – A política editorial prevê a publicação de textos científicos que possam contribuir para a formação acadêmica, estimulando a criatividade e o espírito crítico dos seus leitores e a socialização dos conhecimentos científicos vinculados à área de avaliação interdisciplinar (código 90100000) segundo os critérios da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES:

– 90191000 / Meio Ambiente e Agrárias;

– 90192000 / Sociais e Humanidades

– 90193000 /Engenharia/Tecnologia/Gestão

– 90194000 / Saúde e Biológicas

5.3 – Os trabalhos serão submetidos para a apreciação do Conselho Editorial que, após a avaliação cega por pares, em conformidade com a política da AMAZONIATEC disponível no link http://www.amazoniatec.com.br

5.4 – Os trabalhos serão examinados pelos consultores levando-se em consideração, os seguintes critérios:

– Relevância científica;

– Originalidade do trabalho;

– Fundamentação teórica;

– Ênfase no caráter crítico e na correlação do trabalho com a as áreas propostas pela AMAZONIATEC;

– Precisão técnico-científica do conteúdo apresentado;

– Revisão linguística;

– Obediência às normas de publicação estabelecidas pelo Conselho Editorial da AMAZONIATEC, disponíveis neste Edital.

5.5 – Cada texto receberá um parecer contendo as seguintes recomendações:

– Indicado para publicação sem restrição. Neste caso, a produção científico-acadêmica será encaminhada, de imediato, para a publicação na AMAZONIATEC;

– Indicado para publicação com restrição: neste caso, o artigo retornará ao(s) autor(es) para revisão e/ou reformulação e retorno para publicação nesta edição ou para inclusão em um número posterior da AMAZONIATEC;

– Negada a publicação: neste caso, caracteriza-se a não aceitação da produção científico-acadêmica para publicação.

– Não caberá recurso para as produções científico-acadêmicas proclamadas como não aprovadas pelo Conselho Editorial.

5.6 – Os autores dos pareceres emitidos serão mantidos em rigoroso sigilo.

5.7 – Após análise pelo Conselho Editorial as recomendações das produções científico-acadêmicas para publicação serão definidas e comunicadas, via publicação no site da AMAZONIATEC eletrônica aos autores, incluindo as recomendações, se for o caso, para modificações no texto.

5.8 Quando forem necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de 10 (dez) dias.

CAPITULO VI – DOS PRAZOS

6.1 – Os trabalhos para a primeira edição da revista deverão ser inscritos no período de 02 de janeiro 2019 a 28 de fevereiro de 2019.

CAPITULO VII – DOS CASOS OMISSOS

7.1 – Os casos omissos e dúvidas sobre o presente edital serão resolvidos pelo Conselho Editorial, a quem cabe última decisão sem a possibilidade de recursos.

CAPÍTULO VIII – DO RESULTADO DA SELEÇÃO

8.1 – O resultado da seleção será publicado e divulgado no dia 28/02/2019 no mural do AMAZONIATEC, bem como em suas redes sociais e podendo ser solicitado através do e-mail consulta@amazoniatec.com.br.

CAPÍTULO IX – DA PUBLICAÇÃO DO REVISTA

9.1 – A publicação da revista será disponibilizada em meio digital e terá registro na Biblioteca Nacional (ISBN), para fins de direito.

9.2 – O custeio para publicação da revista será de recursos advindos de doações obtidas a partir de ações da AMAZONIATEC, não havendo ônus para os seus autores.

9.3 – O lançamento da revista se dará em evento específico, em dia, local e horário a serem definidos pela AMAZONIATEC.

CAPITULO X – DAS INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

10.1 – Quaisquer dúvidas podem ser saneadas mediante: Consulta ao site da AMAZONIATEC no link http://www.amazoniatec.com.br ou por meio do endereço eletrônico consulta@amazoniatec.com.br.

10.2 – Caso seja verificado, plágio ou algum outro ato ímprobo ocasionará a imediata exclusão do trabalho do Processo Seletivo.

Belém, 28 de dezembro de 2018.

REVISTA AMAZÔNIATEC

Conselho Editorial

Dr. Marco Antônio Silva Lima

http://lattes.cnpq.br/9713049092455350

Dr. Denis Carlos Lima Costa

http://lattes.cnpq.br/8063713696787401

Dr. Leopoldo Silva de Moraes

http://lattes.cnpq.br/7741154758600551

Dra. Sabrina Santos de Lima

http://lattes.cnpq.br/6927258413051274

Msc. Artur Vicente Da Costa

http://lattes.cnpq.br/1681490119273604

Msc. Alan Watrin Coelho

http://lattes.cnpq.br/6927003904475523

Msc. Edmar dos Santos Rocha Junior

http://lattes.cnpq.br/9928426785679789

Msc. Fabiano José Da Silva Boulhosa

http://lattes.cnpq.br/3994622253119424

Msc. Francisco Dantas Sampaio Junior

http://lattes.cnpq.br/2360389831558892

Msc. Francisco de Sousa Lima Neto

http://lattes.cnpq.br/5712189728611491

Msc. Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano

http://lattes.cnpq.br/9283837802352464

Msc. Joao Paulo Castanheira Lima Both

http://lattes.cnpq.br/9127565222456091

Msc. Waljucy Furtado Cardoso

http://lattes.cnpq.br/8910793917958147

Msc. Marco Aurelio Leal Alves do Ó

http://lattes.cnpq.br/8614912376367812

Msc. Marcelo Hely da Silva Oliveira

http://lattes.cnpq.br/0728220369161351

Msc. Rafaela Cristina Bergh Pereira

http://lattes.cnpq.br/1575416848376560

Msc. Ricardo da Silva Santos

http://lattes.cnpq.br/1772269779250505

Msc. Sidney dos Santos Souza

http://lattes.cnpq.br/0986138132607468

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSIMPÓSIO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here